Não é segredo para ninguém que a Bíblia, ou Palavra de Deus é comparada a uma espada e isso fica bastante claro quando lemos o texto que fala da armadura de Deus, veja: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6:17).
Pois bem. Aquilo que faz a espada faz a Palavra de Deus: corta. Mas corta o quê? Corta o caminho para o inferno. Quem ouve com atenção a Palavra e tomar a decisão de entregar a Jesus seu coração, viverá uma reviravolta em seu destino eterno e passará de “passageiro da agonia” para cidadão do céu.
Não é só isso. A Palavra de Deus corta o pecado, porque ensina claramente qual a vontade de Deus para nossas vidas e nos liberta da servidão dos vícios e de todos os males que se originam no pecado. A Palavra de Deus corta o coração de fora a fora e transforma um coração de pedra, que não se comovia com o sofrimento alheio, que não sentia remorsos ao prejudicar alguém, em um coração de carne, sensível, generoso e cheio do Amado Espírito Santo.
Acontece que a Bíblia não fala apenas na Palavra de Deus como espada, vai além e diz que ela é também uma espada bigúmea, de dois gumes. Gume é como se chama a lâmina da faca, da espada e outros instrumentos cortantes e, por dedução, uma espada bigúmea é uma espada de dois gumes, ou seja, de duas lâminas, portanto, que corta dos dois lados.
O que significa isso? Que a Palavra de Deus corta de dois lados? Vamos primeiro localizar o texto que fala na espada de dois gumes e entender o contexto, leia: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12).
Uma espada de dois gumes é letal, porque ela tem lâmina dos dois lados e isso significa que não existe resistência que possa diminuir os danos ao penetrar no corpo humano. A Palavra de Deus corta profundamente, a ponto de separar alma e espírito. Alma é a personalidade, o caráter do homem, o espírito é o sopro de vida e pertence a Deus. Separar alma e espírito é dizer que somente a Palavra de Deus pode fazer a alma deixar de buscar seu próprio benefício, abrindo espaço para o espírito ser vivificado (dar vida a, fazer existir).
Tem mais uma coisinha importantíssima. A Bíblia é chamada de espada de dois gumes, porque seus ensinamentos tanto atingem quem os ouve (ou lê), quanto atinge “em cheio” quem os prega, viu como é sério? Cada vez que um servo de Deus se dispõe a pregar o Evangelho, aquela mensagem que ele prega, ou escreve, é primeiramente para ele próprio. Todas as palavras postadas neste Bloguinho de Jesus atingem primeiro quem as escreve, pode acreditar.
O pregador não está acima de sua plateia, ao contrário, ele é apenas e tão somente um canal, um instrumento nas mãos de Deus e nada mais. Esta é a beleza do ministério da Palavra e sua maior bênção, por isso está escrito diretamente para o pregador: “Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos.” (Salmos 149:6).
Fonte de referência, estudos e pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!