Jesus foi circuncidado, como todo homem judeu, no oitavo dia após seu nascimento
Jesus foi circuncidado, como todo homem judeu, no oitavo dia após seu nascimento.
A prática, porém, foi abandonada por seus seguidores, enquanto outros rituais, como a oração conjunta nos templos ou a celebração em datas semelhantes do Natal e do Hanukkah ou da Páscoa e do Pesach, são pontos comuns até hoje entre o judaísmo e o cristianismo.
E a resposta de por que os cristãos não retiram o prepúcio (camada de pele que cobre a cabeça do pênis) dos bebês está na Bíblia.
Segundo o Novo Testamento, a ruptura entre o judaísmo e o cristianismo no que se refere à circuncisão ocorreu por volta do ano 50 e teve como protagonistas São Paulo e São Pedro, que tiveram uma intensa discussão sobre o assunto.
"Foi o primeiro conflito institucional da Igreja", explica Miguel Pastorino, professor de filosofia da religião e antropologia filosófica da Universidade Católica do Uruguai, bacharel em teologia, doutor em filosofia e ex-padre, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.
É interessante notar que a remoção do prepúcio é uma prática que não começou com a religião, mas muito antes.
É o procedimento cirúrgico mais antigo do mundo; acredita-se que ele tenha se originado no Egito há cerca de 15 mil anos, segundo o livro An Illustrated Guide to Pediatric Urology ("Um guia ilustrado para urologia pediátrica", em tradução livre), do cirurgião pediátrico e acadêmico Ahmed al Salem.
Al Salem explica que muitas culturas incorporaram a circuncisão por razões que vão desde a higiene até os rituais de maioridade, oferecendo cerimônias aos deuses ou como marcas de identidade cultural.
Leia na reportagem completa quais foram as razões que levaram Paulo de Tarso, que viria a se tornar São Paulo, entrou em conflito com Pedro da Galileia, que viria a ser São Pedro, sobre o tema.
O link está na nossa bio!
📷: Getty Images
#Bíblia #judaísmo #cristianismo #circuncisão #novotestamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!