OS JÔNIOS - FORMAÇÃO DO POVO GREGO
JÔNIOS
Ao longo dos anos, sabemos que a humanidade passou a se organizar em cidades e impérios, entretanto, o processo de formação dessas potências antigas foi muito mais complexo do que meramente uma série de acontecimentos lógicos e naturais. Os Jônios, por exemplo, eram um povo indo-europeu que habitava a Ática e parte do Peloponeso, sendo esse povo um dos responsáveis pela constituição da cultura grega.
Esse povo teria sido responsável pelo acontecimento conhecido como invasão Hélade, na região da Grécia antiga, onde algumas tribos habitavam, foram violentamente conquistadas pelos Jônios por volta de 2000 a.C., onde passaram a se assentar e criar laços com a região. Após alguns anos, com a chegada de outro povo, os Dórios, os Jônios migraram para Ásia Menor, onde deram início a um processo de fundação de diversas cidades.
A importância desse povo para o desenvolvimento grego é enorme, já que os mesmos eram culturalmente conhecido pelo desenvolvimento de processos medicinais, sendo um dos povos precursores das ciências em região grega, e indo além desse fator, foram um dos quatro grandes povos que formavam a cultura de toda a Grécia antiga, ao lado dos Aqueus, Eólios e Dórios.
Em ordem, o povo Aqueu e Eólio já habitavam a região antes dos Jônios, porem com a chegada dos mesmos, as tribos foram escravizadas, já que outro fator de suma importância na cultura desse povo era as questões militares.
Com o passar do tempo, as cidades que tinham como base a cultura Jônica passaram a se desenvolver em harmonia, formando uma espécie de ‘’liga Jônica’’ no qual as cidades de Éfeso, Samos, Priene, Colofón, Clazómenas, Quios, Mileto,Teos, Mionto, Lebedos, Foceia e Eritas faziam parte. Damos hoje aos jônios o posto de um dos quatro grandes povos da era que antecedeu o ascender da Grécia antiga.
===============================================================
===============================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!