Apocalipse Capítulo 1
Introdução
1
3
Saudações
4
5
6
7
8
A visão do Filho do Homem
9
11
13
14
16
17
18
20
Apocalipse Capítulo 1
1
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
16
17
18
20
Hannah Arendt
Alemã de origem judaica, Hannah Arendt (1906 – 1975) foi uma filósofa-política do século XX. Ela defendia o conceito de pluralismo, liberdade e igualdade no âmbito político.
O filme aborda o julgamento de Adolf Eichmann, um colaborador de Hitler e coordenador dos campos de concentração. Hannah Arendt acompanhou o julgamento e escreveu uma série de artigos sobre o caso. No entanto, as publicações e o conceito de “banalidade do mal” defendidos por ela provocam uma série de controvérsias sobre os envolvidos nos crimes de guerra.
Filósofo, teórico social, professor e crítico literário. Foucault fala como as relações entre poder e conhecimento são usadas para obter controle social. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, ele se classificava como crítico da modernidade.
O documentário é uma coletânea de entrevistas com críticos, historiadores e filósofos contemporâneos que buscam construir novas formas de pensar os mecanismos de dominação da sociedade a partir das ideias de Foucault e suas contraditórias produções intelectuais. Com isso, é possível relacionar pensamentos, carreira e vida pessoal do filósofo.
As crianças no Brasil tomaram muito recentemente apenas a primeira dose da vacina contra a COVID19, portanto é inviável e uma questão de saúde pública o retorno 100% das aulas presenciais no sistema privado e público do Brasil. Na última quarta (26), o neurocientista Miguel Nicolelis levantou um alerta para o aumento na taxa de internações infantis por conta da covid-19, situação que se aproxima do colapso no sistema de vários estados brasileiros. Nas redes sociais, o médico lançou a questão: como voltar às aulas presenciais assim? A situação de fato é alarmante: pelo menos sete estados brasileiros estão com uma ocupação de 80% ou mais dos leitos de UTI pediátricos para pacientes com covid-19. Três estados chegaram à marca de 100% da ocupação dos leitos infantis: Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte. Enquanto isso, enfrentam cenário crítico: Ceará, Bahia, Pernambuco, Goiás.
Fonte de estudos e pesquisa:
Assine o presente abaixo assinado em:
Clique aqui >>>>>>> Change.Org
O Jovem Karl Marx
Marx foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista. Seus trabalhos versam sobre história, filosofia, economia e sociologia e, invariavelmente, seu nome está associado às teorias sobre comunismo, socialismo e revolução.
O filme começa aos 26 anos de Karl Marx, quando é exilado junto com sua esposa, Jenny. Em Paris, de 1844, ele conheceu Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. O encontro desses dois teóricos, pilares de uma corrente de pensamento que perdura até hoje, entre a repressão política e tumultos, lideram o início do movimento operário em meio a era moderna.
>>>>>> Cursos Grátis <<<<<<
Confúcio foi um pensador e filósofo chinês. Suas ideias salientaram a moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Tais ensinamentos representam muito mais um sistema de ética e política do que uma religião.
O filme retrata a história dramática do lendário filósofo na idade da guerra no Estado chinês, durante a qual incontáveis batalhas foram travadas para unificar os reinos. Para salvar o estado o rei recorre a Confúcio, que os livram de uma guerra perpétua. No entanto, os centros políticos do Estado passam a se sentir ameaçados pelo filósofo e o exila. Após anos indo de um estado para outro, Confúcio não perder os seus ideais de paz e harmonia.
Cartesio – René Descartes
“Penso, logo existo”. Com certeza você já ouviu essa frase, criado pelo filósofo e matemático francês, Descartes. Ele foi o fundador do pensamento cartesiano, sistema que deu origem à Filosofia Moderna.
No filme contém trechos inteiros de algumas das obras fundamentais do pensador, que visa a autonomia do pensamento racional diante da fé. Naquela época, todo esforço racionalista tinha de ser negociado com as autoridades religiosas. Diante disso, a trama mostra como Descartes precisa provar que a razão é sustentável por si só.
Extra: O filme Ex isto é inspirado na obra “Catatau” de Paulo Leminski. O poeta imagina uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo para o Brasil com Maurício de Nassau?”, que nos possibilita acompanhar o “pai” da filosofia moderna em sua passagem pelos trópicos.
O filósofo alemão é tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX. Suas obras pautavam-se em críticas à cultura, religião e à filosofia ocidentais. Ele ainda defendia a liberdade de qualquer tipo de controle cultural e moral.
O filme conta a história de um encontro fictício entre Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Em busca de tratamento para a depressão, a consulta vira uma verdadeira aula de psicanálise. Os dois terão que mergulhar em si próprios, em um processo de autoconhecimento.
Extra: Uma boa oportunidade para conhecer alguns episódios importantes sobre a vida do filósofo e sobre sua filosofia, o filme “Além do bem e do mal” retrata Roma de fins do século XIX e a intensa relação entre Nietzsche, Paul Rée e Lou Andreas-Salomé, outros pensadores influentes.
A História da Filosofia Ocidental - Parte 1
Sócrates
Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. É reconhecido como um dos fundadores da filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza e da alma humana.
O filme mostra o final da vida de Sócrates (470 – 399 a.C.), seu julgamento e sua condenação à morte, além de célebres diálogos socráticos, como ‘Apologia’, ‘Críton’ e ‘Fédon’.
CAPÍTULO 28
Paulo escapa ileso da picada de uma víbora — Ele cura os enfermos em Malta — Ele prega em Roma, primeiro aos judeus e depois aos gentios.
1 E havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.
2 E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo um grande fogo, nos recolheram a todos por causa da chuva que sobrevinha, e por causa do frio.
3 E havendo Paulo ajuntado um feixe de gravetos, e pondo-os no fogo, uma avíbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
4 E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, a quem, escapando do mar, a Justiça não deixa viver.
5 Porém, sacudindo ele a víbora no fogo, não padeceu nenhum mal.
6 E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; porém, tendo esperado já muito, e vendo que nenhum mal lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um adeus.
7 E ali, próximo daquele mesmo lugar, havia umas herdades que pertenciam ao chefe da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias.
8 E aconteceu que o pai de Públio estava de cama aenfermo de febres e disenteria, ao qual Paulo foi ver; e havendo orado, pôs as bmãos sobre ele, e o curou.
9 Feito, pois, isso, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam;
10 Os quais nos honraram também com muitas honras; e quando estávamos para partir, nos proveram das coisas necessárias.
11 E três meses depois partimos num navio de Alexandria que invernara na ilha, o qual tinha por insígnia Castor e Pólux.
12 E chegando a Siracusa, ficamos ali três dias.
13 De onde, acosteando, chegamos a Régio; e um dia depois, soprando um vento do sul, chegamos no segundo dia a Putéoli,
14 Onde, achando alguns irmãos, nos rogaram que por sete dias ficássemos com eles; e assim fomos a Roma.
15 E de lá, ouvindo os irmãos notícias nossas, nos saíram ao encontro à praça de Ápio e às Três Vendas; e Paulo, vendo-os, adeu graças a Deus, e tomou bânimo.
16 E logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao general dos exércitos; porém a Paulo se lhe permitiu morar à parte, com o soldado que o guardava.
17 E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os que eram principais dos judeus, e reunidos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim todavia preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
18 Os quais, havendo-me interrogado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte.
19 Porém, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo eu, contudo, nada de que acusar a minha nação.
20 Assim que por causa disso vos chamei, para vos ver e falar; porque pela aesperança de Israel estou com esta cadeia.
21 Porém eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti carta alguma da Judeia, nem veio aqui qualquer dos irmãos que nos anunciasse ou falasse de ti mal algum.
22 Porém bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.
23 E havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava e testificava o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela alei de Moisés como pelos bprofetas, desde a manhã até o entardecer.
24 E alguns criam no que se dizia; porém outros anão criam.
25 E como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o aEspírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
26 Dizendo: aVai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
27 Porque o acoração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam, e eu os cure.
28 Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos agentios, e eles a ouvirão.
29 E havendo ele dito isso, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
30 E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo;
31 Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a ousadia as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.