Os seres Humanos como Carne e Espírito
Mateus 26.36-41; João 3.6;
Romanos 7.13-8.17; Efésios 2.1-3; 1 Pedro 2.11
Existe
muita confusão na igreja moderna quanto ao significado bíblico da carne e
espírito. Por um lado, a igreja ainda luta com a idéia grega de que qualquer
coisa física deve ser má em algum grau. Alguns supõem, portanto, que a vida
cristã é algo inteiramente espiritual, que não tem nada a ver com nossa
existência física. Alguns se apóiam nessa idéia para alegar que todas as nossas
funções corporais são necessariamente más, inclusive comer, beber e ter
relações sexuais. Outros, crendo que o corpo não importa, se enganam pensando
que não importa como usem seus corpos, desde que a alma esteja sadia. Ambas as
posições refletem uma séria distorção do ensino bíblico de carne e espírito são
igualmente importantes e precisam ser alimentados e cuidados apropriadamente.
Um
segundo problema surge quando se faz uma distinção muito séria entre cristão
"carnal" e cristão "cheio do Espírito Santo". Aqui se
consideram três tipos de pessoas: (1)
os não-cristãos carnais, (2) os
cristãos carnais e (3) os cristãos
cheios do Espírito Santo. Se pensamos num cristã carnal como alguém totalmente
desprovido do Espírito Santo, entregue a um estilo de vida totalmente carnal,
não estamos falando de um cristão carnal, mas sim de alguém que nem chega a ser
cristão. Uma pessoa pode confessar ser cristã e ainda ser totalmente carnal,
tornando sua confissão uma mentira. Um cristão totalmente carnal é contradição
de termos.
Todo
cristão é cheio do Espírito. Esse "cheio"
do Espírito” pode ser num grau maior ou menor, pois os cristãos variam uns
dos outros em termos de submissão ao Espírito Santo.
O
Espírito, porém, habita em todos os cristãos. O apóstolo Paulo fala de a
batalha ou conflito que o crente experimenta ente a carne e o espírito. Ao
falar assim, Paulo não está ensinando um dualismo ou uma desarmonia inerente
entre corpo e a alma. O conflito que ele descreve não é algo que possa ser reduzido
a uma luta entre os desejos ou apetites físicos e a virtude espiritual. O
conflito é muito mais profundo que isso. A Palavra carne (grego: sarx)
às vezes é usada no Novo Testamento praticamente como um sinônimo virtual de
corpo (grego: soma). Entretanto, quando essa palavra é usada num claro contraste
com espírito (grego: pneuma), na maioria das vezes refere-se a algo mais
do que um corpo físico. Neste caso, carne geralmente refere-se à natureza
corrupta dos seres humanos caídos. Quando somos regenerados pelo Espírito Santo
e nos tornamos novas criaturas em Cristo, o poder de nossa natureza caída
(carne) é subjugado, mas não destruído. Devido ao fato de que a santificação é
um processo que leva toda a vida, os cristãos estão engajados diariamente numa batalha
com sua velha natureza, enquanto buscam crescer no Espírito e na graça. A velha natureza morre diariamente quando a nova
criatura em Cristo é fortalecida pela habitação do Espírito Santo. O Espírito,
que nos é dado como uma garantia e por quem somos selados, por fim prevalecerá
nessa batalha. No ínterim, porém, a luta pode ser bem intensa. Os cristãos
continuam a lutar contra o pecado e a tentação. A conversão nos liberta do controle total da
carne, mas não nos torna perfeitos. A luta entre a velha natureza (a carne) e o Espírito continua até
nossa morte. Depois da morte somos glorificados: a carne é completamente morta
e a nova pessoa é totalmente purificada.
Sumário
2.
Os cristãos não devem desprezar e nem exaltar o corpo. O corpo e a alma
precisam de santificação.
3.
Nenhum cristão é completamente carnal ou completamente isento de carnalidade.
4.
Todo cristão tem o Espírito Santo habitando nele.
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