A
Morte, o Estado Intermediário e a Glorificação
• Qual é o propósito da morte na vida cristã?
• Que acontece ao corpo e à alma quando morremos?
• Quando receberemos o corpo ressurreto?
• Como ele será?
1. EXPLICAÇÃO E BASE BÍBLICA
A. Morte: Por que os cristãos morrem?
Nosso estudo da aplicação da redenção deve incluir uma consideração da morte e da questão de como os cristãos devem ver a própria morte e a morte dos outros. Devemos também perguntar sobre o que nos acontece entre o tempo que morremos e o tempo em que Cristo vai retornar para nos dar corpos ressurretos.
1. A morte não é uma punição para os cristãos.
Paulo diz-nos claramente que “agora, já não há condenação para
os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1). Todas as penalidades dos nossos pecados
já foram pagas. Assim, muito embora saibamos que os cristãos morrem, não
devemos considerara morte dos cristãos uma punição de Deus ou de alguma forma
um resultado da penalidade devida a nós por causa dos nossos pecados.
É verdade que a penalidade pelo pecado é a morte, mas essa penalidade não mais se aplica a nós —
nem em termos de morte física nem em termos de morte espiritual ou separação de
Deus. Tudo isso foi pago por Cristo. Portanto, deve haver outra razão que não a
punição de nossos pecados para a morte que os cristãos enfrentam.
2. A morte é o resultado final da vida no mundo decaído.
Em sua grande sabedoria, Deus decidiu que não nos aplicaria os benefícios da obra redentora de Cristo de uma só vez. Antes ele escolheu aplicar os benefícios da salvação de modo gradual em nossa existência. Semelhantemente, ele resolveu não remover todo o mal do mundo de imediato, mas esperar até o juízo final e o estabelecimento do novo céu e da nova terra. Em resumo, ainda vivemos em um mundo decaído e nossa experiência de salvação é ainda incompleta.
O último aspecto do mundo decaído a ser removido será a morte.
Paulo diz: “Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois
de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele
reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último
inimigo a ser destruído é a morte” (lCo 15.24-26).
Quando Cristo retornar, então se cumprirá a palavra que está
escrita: “A morte foi destruída pela vitória”. “Onde está, á morte, a sua
vitória? Onde está, á morte, o seu aguilhão?” (lCo 15.54,55). Mas até aquele
tempo a morte vai permanecer uma realidade mesmo na vida dos cristãos.
Embora a morte não nos venha como penalidade pelos nossos
pecados individuais (porque isso foi pago por Cristo), ela vem como resultado
de vivermos no mundo decaído, onde os efeitos do pecado não foram ainda
removidos. Ligados à experiência da morte estão outros resultados da queda que
prejudicam nosso corpo físico e assinalam a presença da morte no mundo — tanto
os cristãos como os não-cristãos experimentam o envelhecimento, as doenças, os
prejuízos, os desastres naturais (como as enchentes, tempestades violentas e
terremotos). Embora Deus muitas vezes responda às orações para libertar
cristãos (e também não-cristãos) de alguns desses efeitos da queda por certo tempo
(indicando assim a natureza do seu Reino que se aproxima), os cristãos acabam experimentando
todas essas coisas em alguma medida, e, até que Cristo retorne, todos nós
ficaremos velhos e morreremos. O “último inimigo” ainda não foi destruído.
E Deus resolveu permitir que experimentássemos a morte antes de
ganharmos todos os benefícios da salvação que foi conquistada para nós.
3. Deus usa a experiência da morte para completar nossa santificação.
Durante toda a nossa jornada na vida cristã, sabemos que nunca temos de pagar qualquer penalidade pelo pecado, pois tudo foi pago por Cristo (Rm 8.1). Portanto, quando realmente experimentamos dor e sofrimento nesta vida, não devemos nunca pensar que é porque Deus nos esteja punindo (para o nosso mal). As vezes o sofrimento é simplesmente resultado da vida o no mundo pecaminoso e decaído e às vezes é porque Deus nos está disciplinando (para o nosso bem), mas em todo o caso Paulo nos assegura:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que
o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28).
O propósito positivo de Deus nos disciplinar está claramente
afirmado em Hebreus 12, onde lemos: “pois o Senhor disciplina a quem ama [...]
Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.
Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de
tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por
ela foram exercitados” (Hebreus 12.6,10,11).
Nem toda disciplina serve para nos corrigir quando cometemos
pecados; Deus pode permiti-la para o nosso fortalecimento, a fim de que
possamos ganhar mais capacidade de confiar nele e de resistir ao pecado no
desafiador caminho da obediência. Vemos isso claramente na vida de Jesus, que,
mesmo sendo sem pecado, todavia “aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu”
(Hb 5.8). Ele foi aperfeiçoado “mediante o sofrimento” (Hb 2.10). Portanto,
devemos ver toda fadiga e sofrimento que nos acontece na vida como algo que Deus
nos traz para o nosso bem, para o fortalecimento de nossa confiança nele, para nossa
obediência a ele e, em última instância, para aumentar nossa capacidade de glorificá-lo.
O entendimento de que a morte não é de modo algum a punição pelo
pecado, mas simplesmente algo que Deus nos faz passar a fim de tornar-nos mais
parecidos com Cristo, deve servir de grande encorajamento para nós. Esse
entendimento deve retirar de nós todo o temor da morte que assalta a mente dos
crentes (cf.Hb 2.15).
Todavia, embora Deus venha anos fazer um bem por meio do
processo da morte, devemos ainda lembrar que a morte não é natural, não é uma
coisa boa e, no mundo criado por Deus, ela é algo que não deveria existir. Ela
é uma inimiga — algo que Cristo finalmente vai destruir (1Co 15.26).
4. Nossa obediência a Deus é mais importante que preservar a vida.
Se Deus usa a experiência da morte para aprofundar a confiança
nele e para fortalecer nossa obediência a ele, então é importante que nos
lembremos de que o alvo de preservar a vida neste mundo a qualquer custo não é
o alvo maior para o cristão: a obediência a Deus e a fidelidade a ele em todas
as circunstâncias são coisas muito mais importantes. Essa é a razão pela qual
Paulo pôde dizer: “Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para
morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (Atos 21.13; cf. 25.11).
Ele disse aos presbíteros de Éfeso:
“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor
algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o
ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça
de Deus” (Atos 20.24).
Quando Paulo estava em prisão, não sabendo se morreria ali ou se
sairia vivo, ainda pôde dizer: “Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei
envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora
Cristo serei engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (Fp
1.20).
A persuasão de que podemos honrar ao Senhor mesmo na morte e de
que a fidelidade a ele é muito mais importante que preservar nossa vida deu
coragem e motivação aos mártires no decorrer de toda a história da igreja.
Quando confrontados com a escolha entre preservar a própria vida e pecar ou
abrir mão da própria vida e ser fiel, escolhiam abrir mão da própria vida:
“diante da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12.11).
Mesmo em tempos em que há pouca perseguição e pouca coisa
semelhante ao martírio, seria bom fixarmos essa verdade em nossa mente de uma
vez por todas, pois, se desejarmos abrir mão até mesmo de nossa vida por
fidelidade a Deus, veremos que é muito mais fácil abrir mão de qualquer outra coisa
por causa de Cristo.
B. O que devemos pensar sobre nossa morte e a morte dos outros?
1. Nossa própria morte.
O NT nos encoraja a ver a própria morte não com temor, mas com
alegria pela perspectiva de partir e estar com Cristo. Paulo diz: “Temos, pois,
confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (2Co 5.8).
Quando está na prisão, não sabendo se seria executado ou se seria solto, ele
pode dizer: “porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue
vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é
muito melhor” (Fp 1.21-23).
Também lemos as palavras de João no Apocalipse: “Então ouvi uma
voz dos céus dizendo: ‘Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora
Os crentes, portanto, não precisam ter medo de morrer, porque a
Escritura nos assegura de que nem mesmo a morte “será capaz de nos separar do
amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8.39; cf. Sl 23.4). De
fato, Jesus morreu para libertar “aqueles que durante toda a vida estiveram
escravizados pelo medo da morte” (Hb 2.15). Esse versículo nos lembra de que,
quando falamos de maneira clara sobre nossa ausência de temor da morte, isso
proporciona um forte testemunho para pessoas idosas que tentam evitar falar
sobre a morte e que não possuem nenhuma resposta para ela.
2. A morte de parentes e amigos cristãos.
Embora aguardemos o tempo de nossa própria morte com a expectativa alegre de estar na presença de Cristo, nossa atitude será um tanto diferente quando experimentarmos a morte de amigos crentes e parentes. Nesses casos, experimentaremos a tristeza genuína — mas mesclada com alegria porque eles foram estar com o Senhor.
Não é errado expressar a tristeza real pela perda da comunhão
com os nossos amados que morrem e, também tristeza pelo sofrimento e angústia
que eles possam ter experimentado antes de morrer. Às vezes os cristãos pensam
que mostram falta de fé se lamentam profundamente por um irmão na fé que
morreu. Mas a Escritura não dá apoio a essa idéia, porque, quando Estêvão foi
apedrejado, lemos: “Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele
grande lamentação” (At 8.2).
Certamente não houve nenhuma falta de fé por parte de ninguém
pelo fato de Estêvão estar no céu experimentando grande alegria na presença do
Senhor. Todavia, a tristeza daqueles homens piedosos mostrou o genuíno pesar
que sentiram com a perda da comunhão de quem amavam, e não foi errado
expressá-la — foi correto! Mesmo Jesus, diante da tumba de Lázaro, “chorou” (Jo
11.35), experimentando tristeza pelo fato de Lázaro ter morrido e por suas
irmãs e outras pessoas estarem experimentando tristeza, bem como também, sem
dúvida, pelo fato de que havia morte no mundo, pois, em última instância, a
morte é antinatural e não deveria estar no mundo criado por Deus.
Não obstante, a tristeza que sentimos pela morte de nossos
queridos está claramente misturada com esperança e alegria. Paulo não diz aos
tessalonicenses que eles não deveriam de forma alguma sentir aflição por causa
dos seus amados que haviam morrido, mas ele escreve:
“Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que
dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança” (lTs
4.13).
Eles não deviam se entristecer do mesmo modo, com o mesmo
desespero amargo, como acontece com os descrentes. Mas certamente eles se
entristeceriam. Ele lhes assegura que Cristo “morreu por nós para que, quer
estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele” (lTs 5.10) e, desse
modo, ele os encoraja dizendo que os que morrem vão estar com o Senhor. Essa é
a razão por que a Escritura pode dizer: “Felizes os mortos que morrem no Senhor
[...] eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão” (Ap 14.13).
De fato, a Escritura mesmo nos diz: “O SENHOR vê com pesar a morte de seus fiéis”
(S1 116.15).
Portanto, embora tenhamos genuína tristeza quando amigos e
parentes cristãos morrem, podemos dizer com a Escritura: “‘Onde está, á morte,
a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?' [...] Mas graças a Deus,
que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (lCo 15.55,57).
Ainda que choremos, nosso choro deve ser misturado com adoração a Deus e ações
de graças pela vida dos queridos que morreram.
3. A morte dos descrentes.
Quando os descrentes morrem, a dor que sentimos não está misturada com a alegria da segurança de que eles foram estar com o Senhor para sempre. Essa dor, especialmente em relação àqueles com quem estivemos bastante ligados, é muito profunda e real.
Paulo, ao pensar a respeito de alguns de seus irmãos judeus que
haviam rejeitado Cristo, disse: “Digo a verdade em Cristo, não minto; minha
consciência o confirma no Espírito Santo: tenho grande tristeza e constante
angústia em meu coração. Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de
Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça” (Rm 9.1-3).
Deve ser dito ainda que muitas vezes não temos certeza absoluta
de que uma pessoa persistiu ate a morte em sua rejeição a Cristo. O
conhecimento da morte iminente que uma pessoa tem vai com freqüência produzir
uma sondagem genuína do coração por parte da pessoa que está à morte, e às
vezes as palavras da Escritura ou palavras de testemunho cristão que foram
ouvidas muito tempo atrás serão lembradas, podendo levar ao arrependimento e fé
genuínos.
Certamente não temos qualquer certeza de que isso aconteceu a
menos que haja uma evidência explícita disso, mas também é salutar perceber que
em muitos casos temos um conhecimento provável, mas não absoluto de que aqueles
a quem conhecemos como descrentes persistiram em sua incredulidade até a morte.
Em alguns casos simplesmente não sabemos.
Não obstante, após a morte de um não-cristão certamente seria
errado fornecer qualquer indicação a outros de que pensamos que tal pessoa foi
para o céu. Isso seria simplesmente fornecer uma informação errônea e uma
segurança falsa e diminuiria a urgência da necessidade dos que ainda estão
vivos de confiar em Cristo. É muito melhor, em tais ocasiões, à medida que Deus
proporciona oportunidade, gastar tempo para refletir sobre nossa vida e nosso
destino e ainda partilhar o evangelho com outras. De fato, as ocasiões em que
somos capazes de falar como amigos aos amados de um descrente que morreu são
muitas vezes as oportunidades que o Senhor abre para falarmos a respeito do evangelho
com os que ainda estão vivos.
C. O que acontece quando as pessoas morrem?
1. A alma dos crentes vai imediatamente para a presença de Deus.
A morte é a cessação temporária da vida corporal e a separação entre a alma e o corpo. Uma vez que o crente morre, embora o seu corpo físico permaneça na terra sepultado, no momento da morte sua alma (ou espírito) vai imediatamente para a presença de Deus com regozijo. Quando Paulo reflete sobre a morte, ele diz: “Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (2Co 5.8).
Estar ausente do corpo é estar em casa com o Senhor. Ele também
diz que o seu desejo é “partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Fp
1.23). Jesus disse ao ladrão que estava à sua direita: “Hoje você estará comigo
no paraíso” (Lc 2 3.43). O autor de Hebreus diz que, quando os cristãos
comparecem para adorar juntos, eles vêm não somente à presença de Deus no céu,
mas também à presença dos “espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23).
Contudo, como veremos em mais detalhes a seguir, Deus não vai deixar o corpo para
sempre na sepultura, pois, quando Cristo retornar, a alma dos crentes será
reunida ao corpo, o corpo será ressuscitado dentre os mortos e os crentes
viverão com Cristo eternamente.
a. A Bíblia não ensina a doutrina do purgatório.
O fato de que a alma dos crentes vai imediatamente para a presença de Deus significa que não há nada semelhante a purgatório. No ensino da Igreja Católica Romana, o purgatório é o lugar para onde a alma dos crentes vai a fim de ser purificada do pecado, até que esteja pronta para ser admitida no céu. De acordo com esse pensamento os sofrimentos do purgatório são dados por Deus em substituição à punição dos pecados que os crentes deveriam ter recebido nesta vida, mas não receberam.
Mas essa doutrina não é ensinada na Escritura, e é de fato
contrária aos versículos citados anteriormente. A Igreja Católica Romana retirou
o apoio para essa doutrina não das páginas das Escrituras canônicas que os
protestantes aceitaram desde a Reforma, mas nos escritos apócrifos. Antes de
tudo, deve ser dito que essa literatura não é igual à Escritura em autoridade e
não deve ser tomada como fonte de doutrina cheia de autoridade. Além disso, os
textos dos quais essa doutrina é derivada contradizem afirmações claras do NT
e, assim, se opõem ao ensino da Escritura.
Por exemplo, o texto primário usado nesse sentido , 2Macabeus
12.42-45, contradiz as afirmações claras da Escritura citadas anteriormente a
respeito de partir para estar com Cristo. O texto diz o seguinte: [Depois,
tendo organizado uma coleta individual, Judas Macabeus, o líder das forças
judaicas] enviou a Jerusalém cerca de duas mil dracmas de prata, a fim de que
se oferecesse um sacrifício pelo pecado: agiu assim absolutamente bem e
nobremente, com o pensamento na ressurreição. De fato, se ele não esperasse que
os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos
mortos. Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os
que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar.
Eis por que ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos
que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado. Aqui fica
claro que tanto a oração pelos mortos como fazer uma oferta a Deus para libertar
os mortos de seus pecados são práticas aprovadas. Mas isso contradiz o ensino explícito
do NT de que somente Cristo fez expiação por nós. Essa passagem em 2Macabeus é
difícil de enquadrar mesmo com o ensino católico romano, porque ele ensina que
orações e sacrifícios deviam ser oferecidos pelos soldados que haviam morrido
no pecado mortal da idolatria (que não pode ser perdoado, segundo o ensino de Roma)
para possibilitar que eles viessem a ser libertos de seu sofrimento.
Outras passagens às vezes usadas para dar suporte à doutrina do
purgatório são Mateus 12.32 e 1 Coríntios 3.15. Em Mateus 12.32, Jesus diz:
“Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas
quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que
há de vir”. Ludwig Ott comenta que essa frase “deixa aberta a possibilidade de
que pecados são perdoados não somente neste mundo, mas no mundo por vir” .
Contudo, isso simplesmente é um erro de raciocínio, pois dizer que alguma coisa
não acontecerá na era por vir não implica que possa acontecer na era por vir! O
que é necessário para provar a doutrina do purgatório não é uma afirmação negativa
como essa, mas uma afirmação positiva que diga que pessoas sofrem com o propósito
de ser continuamente aperfeiçoadas até morrerem. Mas a Escritura não diz isso em
lugar algum.
Em 1 Coríntios 3.15 Paulo diz que, no diz do julgamento, a obra
que uma pessoa fez será julgada e testada pelo fogo, e então conclui: “Se o que
alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como
alguém que escapa através do fogo”. Mas isso não é o mesmo que falar de uma
pessoa sendo queimada ou sofrendo punição, mas simplesmente de sua obra sendo
testada pelo fogo — o que é bom será igual ao ouro, prata e pedras preciosas,
que vão durar para sempre (v. 12). Além disso, o próprio Ott admite que esse
fato ocorre não durante esta era, mas durante o dia do “julgamento geral” , o
que indica que dificilmente esse texto pode ser usado como argumento convincente
para o purgatório.
Um problema ainda mais sério com essa doutrina é que ela ensina
que devemos acrescentar alguma coisa à obra redentora de Cristo e que a sua
obra redentora por nós não foi suficiente para pagar a penalidade de todos os
nossos pecados. Mas isso é certamente contrário ao ensino da Escritura. Além disso,
em sentido pastoral, a doutrina do purgatório rouba dos crentes o grande
conforto que lhes deveria pertencer por saber que os que morreram foram
imediatamente para a presença do Senhor e por saber que eles também, quando
morrerem, partirão e estarão “com Cristo, o que é muito melhor” (Fp 1.23).
b. A Bíblia não ensina a doutrina do “sono da alma”.
O fato de que a alma dos crentes vai imediatamente para a presença de Deus também significa que a doutrina do sono da alma é incorreta. Essa doutrina ensina que, quando morrem, os crentes entram no estado de existência inconsciente, e a próxima coisa de que terão consciência será quando Cristo retornar e os ressuscitar para a vida eterna.
Essa doutrina nunca encontrou grande aceitação na igreja.
O suporte para esse pensamento tem sido geralmente encontrado no
fato de que a Escritura diversas vezes fala do estado dos mortos como de um
sono ou de “adormecer” (Mt 9.24; 27.52; Jo 11.11; At 7.60; 13.36; lCo
15.6,18,20,51; lTs 4.13; 5. l0). Além disso, certas passagens parecem ensinar
que os mortos não possuem existência consciente (v. Sl 6.5; 115.17 [mas repare
no v. 18!] ; Ec 9.10; Is 38.19) . Porém, quando a Escritura apresenta a morte
como sono, trata-se simplesmente de uma expressão metafórica usada para indicar
que a morte é somente temporária para os cristãos, exatamente como o sono é temporário.
Isso é claramente visto, por exemplo, quando Jesus fala com seus
discípulos a respeito da morte de Lázaro. Ele diz: “Nosso amigo Lázaro
adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo” (João 11.11). Então João explica:
“Jesus tinha falado de sua [de Lázaro] morte, mas os seus discípulos pensaram
que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente:
‘Lázaro morreu”'(João 11.13,14).
As outras passagens que falam a respeito de pessoas dormindo
quando morrem devem ser também interpretadas como simplesmente uma expressão
metafórica para ensinar que a morte é temporária. Com respeito às passagens que
indicam que os mortos não louvam a Deus ou que há uma cessação de atividade
consciente quando as pessoas morrem, devem ser todas entendidas da perspectiva
da vida neste mundo. De nossa perspectiva, parece que, uma vez que as pessoas
morrem, elas não se dedicam nunca mais a essas atividades.
Mas o salmo 115 apresenta uma perspectiva plenamente bíblica
desse ponto de vista. Ele diz: “Os mortos não louvam o SENHOR, tampouco nenhum
dos que descem ao silêncio” (v. 17). Todavia, ele prossegue no próximo
versículo com um contraste, demonstrando que os que creem em Deus bendirão o Senhor
para sempre: “Mas nós bendiremos O SENHOR, desde agora e para sempre! Aleluia!”
(v. 18).
Em última análise, as passagens citadas demonstrando que a alma
dos crentes vai imediatamente para a presença de Deus e desfruta comunhão com
ele ali (2Co 5.8; Fp 1.23; Lc 23.43; Hb 12.23) indicam, todas elas, que há para
o crente existência consciente e comunhão com Deus imediatamente após a morte.
Jesus não disse: “Hoje você não terá mais consciência de qualquer coisa que
está por acontecer”, e sim: “Hoje você estará comigo no paraíso” (Lc 23.43).
Certamente a concepção de paraíso entendida naquela época não
era a de existência inconsciente, mas de grande bênção e alegria na presença de
Deus. Paulo não diz: “Desejo partir e ficar inconsciente por um longo período
de tempo”, mas antes “desejo partir e estar com Cristo” (Fp 1.23). Ele certamente
sabia que Cristo não estava inconsciente, o Salvador adormecido, mas o Salvador
que estava vivo e reinando no céu. Estar com Cristo significava desfrutar a
bênção da comunhão da sua presença, e essa é a razão por que partir e estar com
Cristo era “muito melhor” (Fp 1.23).
Assim, ele diz: “Temos, pois, confiança e preferimos estar
ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (2Co 5.8).
c. Devemos orar pelos mortos?
Finalmente, o fato de que a alma dos crentes vai imediatamente para a presença de Deus significa que nós não devemos orar pelos mortos. Embora a oração pelos mortos seja ensinada em 2Macabeus 12.42-45 (v. anteriormente), em lugar algum da Escritura isso é ensinado. Além disso, não há indicação alguma de que essa tenha sido a prática dos cristãos no tempo do NT, nem deveria ter sido. Uma vez que os crentes morrem, entram na presença de Deus e ficam no estado de alegria perfeita com ele.
Que bom não ter de orar por eles nunca mais! A recompensa
celeste final será baseada em atos praticados nesta vida, como a Escritura
repetidamente testifica (1 Co 3.12-15; 2Co 5.10; ect.). Ademais, a alma dos
descrentes que morrem vai para o lugar de punição e de eterna separação da
presença de Deus. Não seria bom orar por eles também, visto que o destino final
deles é estabelecido por seus pecados e por sua rebelião [Em outros dois usos
do NT, a palavra paraíso significa ”céu”. Em 2Coríntios 12.4 é o lugar ao qual
Paulo foi arrebatado em sua revelação do céu, e em Apocalipse 2.7 é o lugar
onde encontramos a árvore da vida.] contra Deus nesta vida.
Orar pelos mortos, portanto, é simplesmente orar por algo que
Deus nos disse que já foi decidido. Além disso, ensinar que devemos orar pelos
mortos ou incentivar outros a fazer isso seria encorajar a falsa esperança de que
o destino das pessoas pode ser mudado após a morte delas, algo que a Escritura
não nos orienta a fazer em lugar algum.
2. A alma dos descrentes vai imediatamente para a punição eterna.
A Escritura nunca nos encoraja a pensar que as pessoas terão
outra oportunidade de confiar em Cristo após a morte. De fato, trata-se
exatamente do contrário. A parábola de Jesus a respeito do rico e de Lázaro não
dá esperança alguma de que as pessoas possam passar do inferno para o céu após
terem morrido. Embora o rico no inferno tivesse gritado : “Pai Abraão, tem
misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e
refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo”, Abraão lhe
respondeu: “entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam
passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem”(Lc
16.24-26).
O livro de Hebreus associa a morte com a conseqüência do
julgamento em uma sequência imediata: “Da mesma forma, como o homem está
destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” (Hb 9.27). Além
disso, a Escritura nunca apresenta o juízo final como dependente de qualquer
coisa feita após a nossa morte, mas dependendo somente do que aconteceu nesta
vida (Mt 25.31-46; Rm 2.5-10; cf. 2Co 5.10).
Alguns argumentam a favor de outra oportunidade para se crer no
evangelho com base na pregação de Cristo aos espíritos em prisão em 1 Pedro
3.18-20 e na pregação do evangelho “a mortos” em 1 Pedro 4.6 , mas essas são
interpretações inadequadas dos versículos em questão e, numa análise mais
precisa, não dão apoio a tal pensamento.
Devemos também perceber que a idéia de que haverá outra
oportunidade de aceitar Cristo após a morte é baseada na suposição de que cada
pessoa merece uma oportunidade para aceitar Cristo e que a punição eterna vem
aos que conscientemente decidem rejeitá-lo.
Mas certamente essa ideia não tem o apoio da Escritura; todos
nós somos pecadores por natureza e escolha, e realmente ninguém merece nenhuma
graça de Deus nem nenhuma oportunidade de ouvir o evangelho de Cristo — que vêm
ao homem somente por causa do favor imerecido de Deus. A condenação vem não
somente por causa da rejeição deliberada de Cristo, mas também por causa dos
pecados que todos cometemos e da rebelião contra Deus que esses pecados
representam (v. Jo 3.18) Embora os descrentes passem para o estado de punição
eterna imediatamente após a morte, o corpo deles não será ressuscitado até o
dia do juízo.
Naquele dia, o corpo de cada um será ressuscitado e reunido à
alma, e comparecerão perante o trono de Deus para o juízo final que vai ser
pronunciado sobre eles, incluindo o corpo (v. Mt 25.31-46; Jo 5.28,29; At
24.15; Ap 20.12,1 5) . Isso nos conduz à consideração da ressurreição do corpo
do crente, que é o passo final de sua redenção.
D. Glorificação
Como foi mencionado anteriormente, Deus não deixará nosso corpo morto na sepultura para sempre. Quando Cristo nos redimiu, ele não redimiu apenas nosso espírito (ou alma) — ele nos redimiu como pessoas completas, e isso inclui a redenção de nosso corpo. Portanto, a aplicação da obra redentora de Cristo a nós não será completa até que nosso corpo seja inteiramente liberto dos efeitos da queda e trazido ao estado de perfeição para o qual Deus o criou.
De fato, a redenção de nosso corpo ocorrerá somente quando
Cristo retornar e ressuscitá-lo dentre os mortos. Mas, no tempo presente, Paulo
diz que esperamos pela “redenção do nosso corpo” e então acrescenta: “Pois
nessa esperança fomos salvos” (Rm 8.23,24). O estágio da aplicação da redenção
em que receberemos por fim o corpo ressuscitado é chamado de glorificação.
Referindo-se àquele dia futuro,
Paulo diz que participaremos da glória de Cristo (cf. Rm 8.17). Além
disso, quando Paulo traça os passos na aplicação da redenção, o último que
menciona é a glorificação: “E aos que predestinou, também chamou; aos que
chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou” (Rm 8.30).
Podemos definir glorificação da seguinte maneira: A glorificação
é o passo final na aplicação da redenção. Ela acontecerá quando Cristo retornar
e ressuscitar dentre os mortos os corpos de todos os crentes de todas as épocas
que morreram e reuni-los às respectivas almas, e mudar os corpos de todos os
crentes que permanecerem vivos, dando assim a todos os crentes ao mesmo tempo
um corpo ressuscitado perfeito igual ao seu.
1. Razão bíblica apresentada para a glorificação.
A passagem mais importante do NT para a glorificação ou ressurreição
do corpo é l Coríntios 15.12-58. Paulo diz : [...] em Cristo todos serão
vivificados . Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele
vier, os que lhe pertencem (v. 22,23).
Paulo discute a natureza da ressurreição do corpo em alguns detalhes
nos versículos 35-50, e a seguir conclui a passagem dizendo que nem todos os
cristãos morrerão, mas alguns que permanecerem vivos quando Cristo retornar
simplesmente terão seu corpo instantaneamente transformado em um novo corpo
ressurreto, que nunca irá envelhecer, enfraquecer ou morrer: “Eis que eu lhes
digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num
momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a
trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos
transformados” (l Co 15.51,52).
Posteriormente Paulo explica em l Tessalonicenses que a alma dos
que morreram e foram estar com Cristo voltará e se unirá ao corpo naquele dia,
pois Cristo a trará consigo: ”Se cremos
que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com
ele, aqueles que nele dormiram” (lTs 4.14). Mas aqui Paulo não somente afirma
que Deus trará mediante Jesus os que morreram; ele também afirma que “os mortos
em Cristo ressuscitarão primeiro” (l Ts 4.16).
Assim, esses crentes que morreram com Cristo também
ressuscitarão para se encontrar com Ele (Paulo diz no v. 17 que “nós, os que estivermos
vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos
ares”). Isso somente faz sentido se diz respeito à alma dos crentes que partiram
para a presença de Cristo e que retornam com ele, e se é o corpo deles que é ressuscitado
dentre os mortos para ser reunido à sua alma e, então, ascender para estar com
ele.
3. Com que se assemelhará o corpo ressurreto?
Se Cristo vai ressuscitar o nosso corpo dentre os mortos quando
retornar e se nosso corpo será igual ao seu corpo ressurreto (1 Co 15.20,23,49;
Fp 3.21), então a que se assemelhará nosso corpo? Usando o exemplo de lançar a
semente no solo e então aguardá-la crescer e se tornar algo muito mais
maravilhoso, Paulo passa a explicar em detalhes com o que nosso corpo será
parecido: “Assim será a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível
e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado
em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um
corpo espiritual. [...] Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também
a imagem do homem celestial” (l Co 15.42-44,49).
Paulo primeiro afirma que nosso corpo ressuscitado será
“imperecível”. Isso significa que ele não se desgastará nem envelhecerá, nem
mesmo estará sujeito a qualquer espécie de doença ou enfermidade. Ele será
completamente sadio e forte para sempre. Além disso, já que o processo gradual
de envelhecimento é parte do processo pelo qual nosso corpo está agora sujeito
à pericibilidade, é apropriado pensar que nosso corpo ressuscitado não
apresentará qualquer sinal de envelhecimento, antes terá as características da juventude,
mas ao mesmo tempo de masculinidade ou feminilidade madura para sempre. Não
haverá qualquer evidência de doença ou dano, pois todos se tornarão perfeitos.
Nosso corpo ressuscitado evidenciará o cumprimento da sabedoria perfeita
de Deus em nos criar como seres humanos que são a coroa da sua criação e os portadores
apropriados de sua imagem e semelhança. No corpo ressuscitado claramente veremos
a humanidade como Deus pretendeu que fosse. Paulo também diz que nosso corpo
será ressuscitado “em glória”.
Quando esse termo é contrastado com “desonra”, como é aqui, há
uma insinuação da beleza ou da atração que nosso corpo exercerá. Ele não mais
será ”desonrável”, ou desprovido de atração, mas parecerá “glorioso” em sua
beleza. Ele pode até possuir um fulgor radiante em si mesmo (v. Dn 12.3; Mt
13.43).
Nosso corpo também será ressuscitado “em poder” (l Co 15.43).
Isso contrasta com a “fraqueza” que vemos em nosso corpo agora. Nosso corpo
ressurreto não será somente livre das doenças e do envelhecimento, também receberá
plenitude de força e poder — não um poder infinito como o de Deus, naturalmente,
e provavelmente nada que se assemelhe a um poder “super-humano” no sentido dos
super-heróis da moderna literatura de ficção para crianças, por exemplo; mas
ele terá mesmo assim a força e o poder humanos de maneira completa e plena, a
força que Deus pretendeu que os seres humanos tivessem em seu corpo quando
originariamente os criou. Portanto, ele terá força suficiente para fazer tudo o
que desejarmos e que estiver de conformidade com a vontade de Deus.
Por último, Paulo diz que o corpo ressuscitado é um “corpo
espiritual” (lCo 15.44). Nas cartas paulinas, a palavra “espiritual” (gr.,
pneumatikos) nunca significa “não-físico”, e sim “consistente com o caráter e a
atividade do Espírito Santo” (v.,p.ex.,Romanos 1.11; 7.14; l Coríntios 2.13,15; 3.1; 14.37;
Gálatas 6.1 [“vocês, que são espirituais”]; Efésios 5.19). Por isso, a expressão “corpo
material” (encontrada em algumas traduções) é inadequada, pois em contraste com
“corpo espiritual”.
0 fato de o sinal dos cravos permanece nas mãos de Jesus é um caso
especial para nos fazer lembrar do preço que foi pago por nossa redenção, não
deve ser entendido que quaisquer marcas ou lesões permanecerão em nós, daria a
entender que “corpo espiritual” é um corpo não-físico, imaterial. Em vez de
“corpo material”, a tradução melhor seria “corpo natural”. A seguinte paráfrase
é esclarecedora: “É semeado um corpo natural [isto é, sujeito às
características e aos desejos desta era dominado por sua vontade pecaminosa] e
ressuscita um corpo espiritual [isto é, integralmente sujeito à vontade do
Espírito Santo e suscetível à orientação dele]”.
Não se trata de um corpo “não-físico”, mas de um corpo físico
ressuscitado e elevado ao grau de perfeição que originariamente Deus pretendeu
que tivéssemos. Os exemplos repetidos em que Jesus demonstrou aos discípulos
que ele tinha um corpo físico que era capaz de ser tocado, que possuía carne e
OSSOS (Lucas 24.39) e que poderia comer mostram que o corpo de Jesus, que é modelo
para o nosso, era claramente um corpo físico que havia se tornado perfeito.
Para concluir, quando Cristo retornar, ele nos dará novos corpos
para que sejam iguais ao seu corpo ressurreto: “... sabemos que, quando ele se
manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é” (l João 3.2;
essa afirmação é verdadeira não somente no sentido ético, mas também em termos
de nosso corpo físico; cf. 1 Coríntios 15.49; tb. Romanos 8.29).
Tal segurança proporciona a afirmação clara de que a criação
física de Deus é boa. Viveremos nos corpos que terão todas as qualidades
excelentes que Deus criou para que as tivéssemos e, assim, para sempre seremos
prova viva da sabedoria de Deus em fazer tudo na criação material, desde o
princípio, “muito bom” (Gênesis 1.31). Viveremos como crentes ressuscitados no novo
corpo, e ele será adequado para a nossa habitação nos “novos céus e nova terra,
onde habita a justiça” (2 Pedro 3.13).
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