Crimes Hediondos
O que são crimes hediondos? (Quais são e o que os caracteriza)
Crime hediondo é aquele considerado como de extrema gravidade. Por isso, recebe um tratamento diferenciado e mais rigoroso com relação aos outros tipos de crime, como, por exemplo, a impossibilidade de fiança.
A lei 8.072/90, conhecida como a “Lei dos Crimes Hediondos”, traz uma lista com os crimes considerados mais graves:
- Homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente;
- Homicídio qualificado;
- Latrocínio;
- Extorsão qualificada pela morte;
- Extorsão mediante;
- Estupro;
- Estupro de vulnerável;
- Epidemia com resultado morte;
- Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos;
- Genocídio.
A lei não classifica os crimes de tráfico de entorpecente, tortura ou terrorismo como hediondos, mas diz que eles são assemelhados e, por isso devem ser tratados com a mesma severidade.
Cometer um crime considerado hediondo elimina ou reduz vários direitos que o réu ou condenado normalmente teria antes ou depois da condenação:
Antes da condenação:
- O prazo da prisão temporária é muito maior do que o normal (até 30 dias, prorrogável por igual período);
- O preso não tem direito à liberdade provisória, seja com ou sem pagamento de fiança.
Depois da condenação:
- O condenado não tem direito a indulto, anistia ou graça;
- O condenado sempre começa a cumprir a pena em regime fechado (mais severo);
- A progressão de um regime mais severo para um mais leve demora mais tempo (o condenado precisa ter cumprido no mínimo 2/5 de sua pena, caso seja réu primário, ou 3/5, se for reincidente);
- O prazo para conseguir o livramento condicional também é muito maior, sendo de 2/3 caso o condenado seja réu primário, pois caso seja reincidente em crime hediondo ele sequer terá esse direito;
Quando a lesão corporal é considerada crime hediondo?
A lesão corporal dolosa gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, se praticadas contra agentes de segurança pública e familiares, são considerados crimes hediondos. Tal especificação passou a ser considerada após 2015, com inclusão pela lei n. 13.142.
Para ser considerado hediondo, a lesão corporal dolosa gravíssima deverá ser cometida quando o agente de segurança estiver no exercício de sua função, ou em decorrência dela.
A lesão corporal seguida de morte possui uma pena mais rigorosa, podendo chegar a doze anos de prisão. Se for cometida contra agentes de segurança pública e seus familiares, será considerada crime hediondo.
Por que o tráfico de drogas é crime hediondo?
Devemos partir do princípio que crime menor não pode ser comparado com crime maior, por isso no direito penal existem o crime qualificado e o crime privilegiado. Assim, não é possível que o crime de tráfico privilegiado seja comparado com um crime hediondo.
Pela lei 13.142/15, fica vedada a conversão em penas restritivas de direito a crimes hediondos, pois o condenado, ainda que réu primário e com bons antecedentes, mesmo não se dedicando às atividades criminosas nem integrando organização criminosa, deverá cumprir a pena em regime fechado.
O resultado significativo dessa “equiparação” entre tráfico privilegiado e crime hediondo, além de diversas outras consequências, corresponde à impossibilidade de contemplar os condenados enquadrados nessa tipificação (tráfico privilegiado) com os institutos do indulto e da comutação de penas.
Quais são os crimes inafiançáveis no Brasil?
É definido como crime inafiançável aquele em que não se cogita o pagamento de fiança e, consequente, liberdade provisória do indivíduo que o pratica. De acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, são inafiançáveis os crimes de racismo, tortura, tráfico ilícito de entorpecentes, terrorismo, ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, bem como os crimes definidos como hediondos, conforme prevê a Lei nº 8.072/90.
No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.
Os crimes inafiançáveis são aqueles que mais lesionam a sociedade, isto é, possuem maior gravidade em comparação a outros crimes. Por esse motivo, o tratamento dado ao condenado também é diferenciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!