Desigualdade Social - Escravizados e Realeza
#Repost @filosofia_e_literatura
Apesar de não parecer, na foto acima, as pessoas estão no Brasil. Assim como na fotografia abaixo.
No sistema colonial, o Brasil foi o único país onde escravizados e realeza moraram no mesmo local. O que criou uma necessidade de distinção cotidiana.
Em nosso país, segundo o antropólogo Roberto da Matta, a distinção social passou a ser mostrada todos os dias, a todo o momento. Em nenhum lugar do mundo seria possível confundir um escravizado ou pobre com um nobre. Aqui sim. Por isso foram desenvolvidos mecanismos para deixar essas posições bem claras. O episódio se tornou uma nefasta herança.
Então, nessa perspectiva, fomos constituindo um sistema de organização social sobre as bases da escravidão. O que ajudou a separar em perspectiva desigual pessoas de cor e classe social diferentes, nos mais rudimentares aspectos da vida, como por exemplo, o emprego.
Temos um país, que em números, mostra, que negros ocupam as funções menos prestigiadas socialmente (apesar de muito essenciais), enquanto os brancos estão no topo da pirâmide social e nas profissões e empregos mais almejados e com maiores salários.
Texto - @joelpaviotti
https://www.instagram.com/p/CSh-seTr53E/?utm_medium=copy_link
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!