A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) - Continuação
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Em 22 de junho de 1940, a França capitulou e passou a ser o único país vencido a concluir um armistício. Bélgica e Holanda optaram pela rendição militar, e seus governos foram transferidos para Londres. Um governo francês pró-alemão se estabeleceu na cidade de Vichy, para onde fugira o parlamento. Marechal Pétain, herói da I Guerra Mundial, tornou-se o governante da França ocupada.
Essas primeiras vitórias do Eixo e dos soviéticos no início da II Guerra Mundial podem ser vistas no Mapa 24 (em verde, as conquistas alemãs nos anos de 1939 a 1941; em amarelo, o que restou da França – a França de Vichy).
Mapa 24: A Primeira Fase da II Guerra Mundial
As Vitórias Alemãs e Soviéticas na Europa
As Vitórias Alemãs e Soviéticas na Europa
A batalha da Grã-Bretanha (Operação Leão-do-Mar) iniciou-se em 13 de outubro de 1940. A Luftwaffe iniciou os bombardeiros sobre Londres. Todavia, foi testemunhada, naquelas semanas, uma das maiores ondas patrióticas da história britânica, que, somada ao “espírito de Dunquerque”, fez com que Hitler, ao final do mês, encerrasse a batalha para poupar aeronaves para o seu principal objetivo: a destruição da URSS. É importante observar que o general Charles De Gaulle e parte da elite moderada francesa migraram para Londres, onde estabeleceram o governo francês no exílio, ou “França Livre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!