ESPECIALISTA REVELA PORQUE DIVERSAS ESTÁTUAS DO ANTIGO EGITO TÊM O NARIZ DANIFICADO
Os ladrões de túmulos têm um curioso motivo sobrenatural para quebrar parte das estátuas.
Brooklyn Museum/Divulgação
Edward Bleiberg, curador do Brooklyn Museum, revelou em entrevista à revista Artsy o motivo de diversas estátuas do antigo Egito terem o nariz, ou parte dele, destruído.
Segundo o especialista, ladrões de tumbas mutilaram as obras de arte egípcias com o objetivo de 'matar' os espíritos vingativos suspendendo a respiração através do nariz.
Diversas peças danificadas estarão presentes na exposição 'Striking Power: Iconoclasm in Ancient Egypt', na Fundação de Artes Pulitzer, em St. Louise. O objetivo é provar que há um padrão para a quebra das narinas -- e não casos aleatórios com o passar dos séculos, apesar da protuberância poder quebrar de forma natural com milhares de anos.
Em uma descrição sobre a exposição que se concentra nos legados do faraó Hatshepsut, que reinou de 1478 a 1458 a.C., e Akhenaton (1353 a 1336 a.C.), o pesquisador explicou que esse comportamento foi "direcionado" e muitas vezes "motivado por questões políticas e religiosas".
Para os antigos egípcios, imaginava-se que as esculturas eram como um ''vaso para a alma da pessoa que representavam'' ou para as quais eram inscritas.
E ao esmagar uma parte da estátua, os vândalos que roubavam a sepultura provavelmente acreditavam que poderiam "desativar a força de uma imagem", disse Bleiberg à Artsy. "A parte danificada do corpo não é mais capaz de fazer o seu trabalho", completou.
Assim, quebrando o nariz, a estátua perderia sua capacidade de "respirar" e não poderia mais voltar para o mundo terreno em busca de vingança.
Fonte de referência, pesquisa e estudos:
https://www.profjuliomartins.com
https://scholar.google.com.br/?hl=pt
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/especialista-revela-porque-diversas-estatuas-do-antigo-egito-tem-o-nariz-danificado.phtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!