Evolução Histórica das Relações Internacionais - Da Era Moderna ao Entre-Guerras - Parte 1/11
A I Guerra Mundial
Para muitos estudiosos das relações internacionais, o século XX não se inicia em 1901, mas em 1914, com a deflagração do maior de todos os conflitos que o mundo presenciara até então: a I Guerra Mundial. Durante muito tempo chamado de a Grande Guerra, esse conflito, que durou de 1914 a 1918, iniciou-se na Europa e acabou envolvendo outras nações do globo, inclusive novas Potências emergentes que não pertenciam ao continente europeu, com destaque para os EUA e o Japão.
Nunca se havia tido um conflito tão destrutivo e arrasador como a I Guerra Mundial. Trata-se do primeiro grande confronto internacional da era industrial. Foi maciço o uso das ferrovias, e “os caminhões se tornaram tão importantes quanto os cavalos no abastecimento de soldados no campo” (ROBERTS, 2002, p. 681). Pela primeira vez, foram empregados de maneira efetiva novos equipamentos de combate, como o avião e o tanque de guerra. Também foram utilizados, por ambos os lados em luta, gases letais, responsáveis por milhares de baixas.
Ao final do conflito, o sistema internacional mudaria definitivamente. A Europa sofreria intensa destruição, os impérios coloniais começariam a ruir, e a hegemonia europeia no mundo daria seus últimos suspiros. A Sociedade Internacional se apresentaria ainda mais complexa e com novos Atores não europeus a ditar suas regras. A Belle Époque seria apenas nostalgia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!