A Guerra Fria
Muitos autores defendem que, após o fim da II Guerra Mundial, não havia mais a ideia de uma Sociedade Internacional europeia, criada a partir de 1815. A instabilidade internacional no período de 1919 a 1939, que culminou na II Guerra, corroeu um estado de equilíbrio de quase 100 anos. A Europa entrou em uma profunda crise de valores e testemunhou o retorno dos egoísmos nacionais, como ocorrera no período pós-Westfália.
Um novo sistema jurídico-político-econômico internacional foi erigido ao final da II Guerra Mundial. Nascia a ONU, que procurava corrigir os erros de Versalhes e com a qual renascia o ideal da segurança coletiva. Nascia também o sistema de Bretton Woods, que criou o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BIRD) para reconstruir o mundo destruído pela guerra e fazer com que a ordem liberal-capitalista anterior retomasse seus passos.
O chamado “Sistema de Bretton Woods” foi um modelo de Ordem Econômica Internacional que vigorou entre 1944 e 1973. Baseava-se em um esquema de paridades cambiais fixas (mas ajustáveis), fundamentadas no ouro-dólar – o dólar tornara-se a moeda forte da economia mundial em virtude da posição dos EUA como hegemon no sistema. O sistema também incluía as políticas econômicas aplicadas pelo FMI e pelo BIRD (e que, na década de 1980, ficariam conhecidas como “consenso de Washington”), instituições que contribuiriam para auxiliar e orientar as políticas econômicas domésticas.
Fontes de referência, estudos e pesquisa:
https://www.profjuliomartins.com
Fontes de referência, estudos e pesquisa:
https://www.profjuliomartins.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!