O Fim da Guerra Fria e a Nova Ordem da Década de 1990 - Continuação
Um novo paradigma para as relações internacionais
Após o fim da Guerra Fria, o mundo viu-se diante do desafio de produzir um novo paradigma para as relações internacionais. A doutrina internacional não entrava em consenso a respeito da natureza das relações internacionais ao final do século XX. Alguns teóricos voltaram a falar em Sociedade Internacional, conforme concebido pela Escola Inglesa, apesar do convívio entre regras velhas e regras novas; outros preferiram falar em Sistema Internacional, defendendo que a ordem bipolar de poder foi substituída por uma ordem multipolar; outros, ainda, preconizaram que sequer se pode continuar a falar em equilíbrio de poder; por fim, há os que defendiam ser a década de 1990 apenas um período de transição nas relações internacionais.
Todavia, pode-se dizer, numa perspectiva realista, que o sistema internacional dos anos de 1990 ainda trazia consigo a natureza anárquica, a hierarquia das Potências, a prevalência de relações hegemônicas, a estrutura capitalista e liberal de conformação e os conflitos de interesses. Não obstante, o mundo passava a buscar novos princípios e regras de conduta, mudanças na estrutura do sistema internacional, o que ficou claro a partir de meados da década de 1980
A década de 1980 testemunhou uma expansão generalizada da democracia, movimento que se estendeu ao Leste europeu após a queda do muro de Berlim, em 1989, e aos novos Estados independentes oriundos da ex-URSS, fenômeno que elevou dois fatores à condição de papel fundamental nas relações internacionais contemporâneas: o Direito Internacional e a proteção aos direitos humanos. Houve significativa redução nos gastos com Defesa no mundo inteiro. Meio Ambiente também mostrou-se um tema central na agenda internacional.
Os processos de integração foram a marca do mundo Pós-Guerra Fria. Obtenha maiores informações sobre a União Europeia e o Mercosul nos sítios desses bloco. Veja, também, o sítio da ALADI.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!