A Guerra Fria - Continuação
A Fase "Quente": 1945-1955
A hegemonia soviética na Europa Oriental criou uma área de influência a que Churchill chamou de “cortina de ferro”.
O bloco socialista na Europa e a cortina de ferro estão registrados no Mapa 29, com as respectivas datas de ingresso de cada país no bloco socialista.
Mapa 29: A Expansão da URSS no Leste Europeu
no Pós-II Guerra e a Cortina de Ferro
no Pós-II Guerra e a Cortina de Ferro
Fonte: Guia do Estudante Abril
Para conhecer o clima de tensão da Guerra Fria, assista a Treze dias que abalaram o
mundo (Thirteen days, 2000), dirigido por Roger Donaldson, com Kevin Costner e Bruce Greenwood. O filme conta a história da Crise dos Mísseis de Cuba (1962), com ênfase na maneira como se conduziu o processo decisório no Governo Kennedy e as negociações com os soviéticos, que culminariam na reestruturação das relações entre as Superpotências. Outro filme fundamental para a compreensão do período e da maneira como eram tomadas as decisões é Sob a Névoa da Guerra, dirigido por Errol Morris. Vencedor do Oscar de melhor documentário de 2004, o filme se molda a partir de uma longa entrevista do cineasta com Robert Strange McNamara, Secretário de Defesa estadunidense dos governos de John F. Kennedy e Lyndon Johnson (entre 1961 e 1967). McNamara apresenta, de forma realista, como se conduziram a política externa e as relações com a URSS e outros atores em uma das épocas mais conturbadas da Guerra Fria. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!