A Conferência de Paris, O Tratado de Versalhes e o
Advento de uma Nova Ordem Internacional (continuação)
Militarmente, a Alemanha foi desarmada. O exército foi reduzido para 100 mil homens e 4 mil oficiais. Não mais teria marinha, aviação, tanques ou artilharia pesada. Também não poderia fabricar material bélico. Por fim, o país se viu obrigado a pagar uma grande indenização financeira para os vencedores. Para se ter ideia da indenização que a Alemanha se viu obrigada a pagar, o valor acordado era tão expressivo que seria pago em parcelas que só acabariam no início da década de 1980. Claro que esse pagamento não se daria como previsto...
Outros tratados de paz foram firmados entre 1919 e 1923. Como resultado, inúmeros países surgiram da desintegração do Império Austro-Húngaro, do Império Otomano e do Império Russo: Finlândia, Letônia, Estônia, Lituânia, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Iugoslávia. Um novo mapa político da Europa era desenhado, com novas nações constituídas do esfacelamento das colchas de retalho étnicas, que eram os citados velhos impérios.
O Mapa 23 ilustra a nova configuração política europeia do pós-I Guerra (em amarelo, os novos Estados).
Mapa 23: A Europa em 1924
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!