Alfabeto
Gramática tem como objetivo regular o uso da língua, constituindo um conjunto de normas que orientam o uso padrão-culto da língua.
A língua, por ser viva, passa constantemente por transformações, o que causa distanciamento entre aquilo que se realmente pratica e aquilo que as normas estabelecem, porém, nem por isso a gramática deve ser ignorada, uma vez que existe uma norma culta que deve ser conhecida e considerada por todos.
Podemos considerar alguns tipos de Gramática:
Gramática Normativa – normas predeterminadas, comum a todos os usuários da língua; nela, somente a variedade padrão é valorizada.
Gramática histórica – refere-se à história interna da língua, descrevendo as mudanças que a língua sofreu no decorrer do tempo, assim como sua evolução.
Gramática Internalizada – conjunto de regras que o falante utiliza para se comunicar, de maneira que é possível compreender as frases e as sequências das palavras, identificando como pertencentes a uma determinada língua; sem ensino convencional.
Gramática descritiva – descreve as regras de como uma língua é falada, explicitando as que são realmente usadas pelos falantes no dia a dia.
Reservamos este espaço para que você, caro usuário, encontre todo material necessário ao estudo da nossa língua. A seguir, conheça um vasto material que aborda os principais aspectos gramaticais da Língua Portuguesa.
Boa leitura!
Fontes de referência. estudos e pesquisa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!