Convenção de sinais para elementos passivos e fontes - Parte 3
Exemplo 1X - a maneira errada
O que aconteceria se nós definíssemos o resistor com a convenção de sinais errada? O diagrama abaixo mostra o mesmo resistor com a mesma polaridade de tensão, mas a seta da corrente aponta para fora do terminal positivo, e assim a convenção de sinais para componentes passivos não está sendo usada.
Aplique a Lei de Ohm, exatamente como no Exemplo 1,
A Lei de Ohm está nos dizendo que a corrente é
. O sinal
na corrente significa que ela está fluindo na direção da seta, ou vinda de baixo (?) para cima (?). O quê? Em um resistor real a corrente deveria estar fluindo na outra direção. Nós obtivemos a resposta errada. Lição: use a convenção de sinais para componentes passivos.
Exemplo 2
Esse resistor de
foi definido com a mesma convenção de sinais do primeiro exemplo: A polaridade da tensão (laranja) tem um
no topo e a seta de corrente (azul) aponta para baixo. Desta vez, a corrente é especificada em vez da tensão. O valor da corrente é
. Isso pode parecer um pouco estranho, mostrar
de corrente fluindo na direção da seta. Se você quiser, pense nisso como uma corrente de
indo na direção oposta (fluindo de baixo para cima no resistor).
Qual o valor de
?
Nós usamos a Lei de Ohm para encontrar o valor da tensão. Desde que sejamos cautelosos em usar a convenção de sinais, tudo que precisamos fazer é inserir os valores reais mostrados no esquema (Evite a tentação de trocar os sinais enquanto você escreve essas equações. Isso muitas vezes leva a erros.)
Fontes de referências, estudos e pesquisa: https://pt.khanacademy.org/science/electrical-engineering/ee-circuit-analysis-topic/circuit-elements/a/ee-sign-convention,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!