Sola gratia é um dos cinco solas propostos pelos reformadores para
resumir as crenças fundamentais do Cristianismo. Esta expressão latina
significa: "Graça somente", a ênfase se dava em razão da doutrina
católica vigente de que as boas obras ajudariam na salvação do homem.
Durante a Reforma Protestante, os líderes protestantes e os teólogos geralmente concordavam que a doutrina da salvação da Igreja Católica
Romana seria uma mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de
suas próprias obras, comportamento este chamado de sinergismo. A
posição reformada é a de que a salvação é inteiramente condicionada a ação da
graça de Deus, ou seja, só a graça através da regeneração unicamente promovida pelo Espírito Santo, em conjunto com a
obra redentora de
Jesus Cristo.
Consequentemente, defendem que o homem que é
naturalmente pecador - daí as ideias de depravação total do gênero humano; é
salvo única e exclusivamente pela
vontade e ação de Deus sobre aquele que Ele quer salvar, pois o homem, sem essa ação de Deus, jamais
O buscaria por si mesmo: "Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que
busque a Deus." (Romanos 3: 11) Este conceito os antinomianistas levam ao extremo quando se
opõem a seguir qualquer lei.
Sola gratia é diferente de “Sola fide” porque fé é considerado isoladamente, que só pode ser
concedida gratuitamente por Deus a quem Lhe apraz. Esta doutrina está
especialmente ligada ao
Calvinismo, à eleição incondicional, a predestinação decretiva e ao monergísmo.
A salvação pela graça é a forma como Deus nos livra da
condenação do pecado, sem merecermos nem termos de pagar. Não podemos alcançar
a salvação pelo mérito nem o podemos comprar.
Deus nos oferece a salvação de graça.
Todos pecamos e merecemos castigo. O preço do pecado é a
morte e a separação de Deus (Romanos 6:23). Ninguém consegue pagar por todos os seus pecados, ao
ponto de ficar completamente puro e sem condenação. É impossível!
Uma
dívida impossível de pagar!
Mas Deus nos ama e não quer nos condenar. Por
isso, em Sua graça, Ele decidiu pagar o preço. Deus enviou
Jesus, que não tinha nenhum pecado, para morrer em nosso lugar (Romanos 3:23-24). Na cruz, Jesus pagou
o preço de todos os nossos pecados! Não precisamos mais pagar por eles.
A salvação é pela graça porque Deus
não exige nada para merecermos a salvação. Não precisamos fazer nenhum ato de bondade, heroísmo
nem penitência. Basta ter fé.
Em Sua graça, Deus oferece a salvação a todos
gratuitamente. Pessoas “boas” não são favorecidas e pessoas “ruins” não são
desprezadas. Em relação a Deus, todos estão na mesma situação e todos recebem a
mesma oferta, sem custo. Tudo que temos de fazer é aceitar, pela
fé (Efésios 2:8-9).
Assim, ninguém tem motivo para se achar superior aos
outros, porque foi Jesus Cristo
que fez o trabalho e
conquistou a salvação por todos nós. Nossas obras não nos podem salvar porque
são imperfeitas. Somente Deus é perfeito e somente Ele pode nos aperfeiçoar.
Graça e
Responsabilidade
Então, qual é nossa motivação para fazer o que é certo?
Se nós cremos em Jesus e Deus perdoou todos os nossos pecados, podemos
continuar no pecado, sem nos preocuparmos? Não!
Jesus veio para nos salvar da vida
antiga, presa no pecado (Romanos 6:1-2). Quem é salvo pela
graça de Deus fica purificado do pecado e agora deve ter uma vida diferente.
Quando alguém acha que pode continuar no pecado, sem querer mudar, porque a
salvação é pela graça, essa pessoa ainda não entendeu o que é a salvação.
Deus tem boas obras preparadas para nós fazermos. Não
somos salvos pelas obras mas as boas obras são um sinal que já fomos salvos (Romanos 6:14).
A graça de Deus nos salva e a graça de
Deus nos capacita a fazermos Sua vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!