Por meio das teorias e estudos da Física, é possível conhecer e entender cada vez mais o universo que nos rodeia.
A Física é uma ciência que estuda as diferentes formas de interação entre matéria e energia, busca o conhecimento do universo, não só o universo cosmológico, mas em um sentido mais amplo o universo das atividades humanas, no qual a produção de conhecimento dessa ciência contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, para a melhoria da vida humana. Podemos dizer que, a partir de um certo momento, passou a existir uma relação de mutualismo entre a Física e a tecnologia e que, à medida que uma avança, possibilita que a outra também o faça.
O avanço do estudo da Física permitiu ao homem ir mais longe tanto no universo macroscópico quanto no universo microscópico, pois foi a partir de seus princípios e de suas leis que se pôde construir equipamentos que nos fizeram enxergar tanto o que está muito distante (estrelas e galáxias) como o que está perto, mas que é tão pequeno que não podemos ver a olho nu (micro-organismos como vírus e bactérias).
Imagem do centro galático da Via láctea feita pelo telescópio Hubble
Imagem de fungos e esporos obtida por um microscópio eletrônico de varredura
A Física é uma ciência de grande abrangência e tem muitas outras implicações na vida humana. Ela contribui com diversas áreas, como a medicina, a engenharia, a biologia e tantas outras.
- Ramos da Física
Um conhecimento tão vasto precisa ser dividido em áreas para que aqueles que se interessam por seu estudo encontrem uma organização didática que favoreça uma melhor compreensão de seus conceitos, princípios e leis. É importante ressaltar que essa divisão é apenas didático-pedagógica e que não existe ruptura de uma área para outra, pois os fenômenos estão interligados e a Física é uma só.
Os estudos da Física estão divididos da seguinte forma:
- Mecânica: é a parte da Física que estuda os movimentos dos corpos;
- Termologia: estuda os fenômenos relacionados com a temperatura e o calor;
- Óptica: estuda os fenômenos relacionados com a luz;
- Ondulatória: trata dos fenômenos ligados às ondas, suas características, propriedades e comportamentos;
- Eletricidade e magnetismo: Estuda os fenômenos elétricos e magnéticos;
- Física moderna: Trata da física desenvolvida no século XX, em que podemos incluir a relatividade, a física quântica e a física nuclear.
Por Paulo Silva
Graduado em Física
Curta, comente e compartilhe este artigo, a sua participação é de
extrema importância para o desenvolvimento deste site.
Visite também o nosso canal no Youtube.com, clicando no link abaixo:
https://youtu.be/yXi042I716Y
Visite também o nosso canal no Youtube.com, clicando no link abaixo:
https://youtu.be/yXi042I716Y
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!