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domingo, 10 de setembro de 2017

Filosofia - O Devir (Heráclito de Efeso) e Ser (Parmênides)



Resultado de imagem para Homem e Mundo: Ser ou Devir?O Devir (Heráclito de Efeso) e Ser (Parmênides), são conceitos distintos e opostos que desafiam a síntese da verdade, pois para Heráclito o devir constante é a realidade, a harmonia que nasce dos opostos (a luta dos contrários) em equilíbrio como exemplo dia e noite, origina o Ser. Parmênides defende a ideia de que o Ser, é a única realidade, usando o princípio da não contradição, onde ele é imutável, imóvel, e fixo. Heráclito com seu pensamento lógico, chegou a conclusão que, do dinamismo e do movimento, surge através da força dos contrários que é em si mesmo: "transmudando repousa". Para ele o universo está sempre em movimento, nada permanece, tudo muda, tudo flui. Com esta afirmação ele torna impossível o conhecimento, pois o objeto e sujeito deixam de existir, o ser não existe, mas vem a ser, quando encontra o seu contrário: "O contrário é convergente e do divergente nasce a mais bela harmonia, e tudo segundo a discórdia". Sua teoria, dos contrários, a primeira vista parece conflitante, mas são partes fundamentais de um contexto, e ele expressa isto magnificamente, quando afirma que "o bem e o mal são uma única coisa. Com Heráclito, pela primeira vez a pesquisa filosófica alcança a clareza da sua natureza e de seus pressupostos, ele é verdadeiramente o filósofo da pesquisa. Parmênides foi o primeiro a expor suas ideias em forma de poema, Da Natureza, a primeira parte "O caminho da Verdade", (alétheia) contém a lógica de sua doutrina, onde ele afirma" que é," pois o que não é, não pode nem mesmo ser imaginado, pois não pode se imaginar o nada". E a segunda parte ele trata da doxa, uma vez que os sentidos, ao contrário, se detêm na aparência e pretendem testemunhar-nos o nascer, o perecer, o mudar das coisas, ou seja ao mesmo tempo o seu ser e o seu não ser. Na via da aparência é como se os homens tivessem duas cabeças. Para Parmênides é um caminho que o homem não deve seguir, pois não é o caminho da razão, é o caminho da opinião, caminho da ilusão.

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