Respostas a algumas perguntas comuns sobre o livro de Apocalipse
Quando foi escrito o
livro de Apocalipse? Eu não acredito que tenhamos de saber a data exata
em que João escreveu para entender a mensagem básica de Apocalipse. Mas,
achamos algumas coisas no livro que nos dão uma idéia de quando foi escrito.
Há pelo menos três pontos de vista
populares quanto à data do escrito.
Durante o reinado de Domiciano (cerca de 95 d.C.). Baseado em
referências exteriores ao livro, especialmente um comentário por Irineu
(escrevendo cerca do ano 180 d.C.), que o Apocalipse foi escrito próximo do fim
do reinado de Domiciano, muitos comentários datam o livro de cerca de 95 ou 96
d.C.
Durante o reinado de Nero (cerca de 68 d.C.). Baseado
especialmente na história da perseguição por Nero e referências dentro do
livro, como a menção do templo e seu mobiliário (11:1), e a cidade santa
(11:2), algumas pessoas acreditam que o livro foi escrito perto do fim do
reinado de Nero, e que ele fala especialmente da destruição de Jerusalém, que
ocorreu no ano 70 d.C.
Durante o reinado de Vespasiano (69-79 d.C.). Baseado em evidência
interna, especialmente Apocalipse 17:10, alguns estudantes da Bíblia acreditam
que o livro foi escrito entre as duas "bestas" perseguidoras.
Identificando estas bestas como Nero e Domiciano, "o que existe" é
Vespasiano. Esta parece ser a mais específica referência a data no livro, e
este ponto de vista é mais consistente com a abordagem geral de colocar o texto
bíblico acima dos argumentos históricos. Desta perspectiva, as punições
discutidas no livro seriam dirigidas especialmente para o poder do mal
comandado pelo imperador romano Domiciano. Enquanto eu reconheço alguns
argumentos razoáveis para sugerir outras datas, pessoalmente favoreço esta
posição, preferindo apoiar-me mais firmemente na evidência interna do que nos
argumentos históricos.
O que as bestas do capítulo
13 representam? Depois de encontrar o próprio diabo no capítulo 12, encontramos dois de
seus maiores servos no capítulo 13: a besta do mar e a besta da terra. A besta
do mar é uma figura de poder, especificamente um poder real ou de governo, que
recebeu adoração dos homens. Uma comparação destas bestas com os quatro animais
de Daniel 7 ajuda-nos a identificar o reino apontado. Daniel, escrevendo cerca
do ano 550 a.C., viu quatro animais que representavam sucessivos reinos
emergindo do mar. Podemos identificar estes reinos como Babilônia, Medo-Pérsia,
Grécia e Roma. João, escrevendo cerca de 600 anos mais tarde, vê apenas uma
besta, mas esta terrível besta tem características das três primeiras que
Daniel tinha visto (leão, urso e leopardo). É como se cada animal fosse
consumido por seu sucessor, até que a besta final mostre características de
cada um dos anteriores. A besta do mar evidentemente representa o governo
romano ou, mais especificamente, um imperador perseguidor tal como Domiciano. A
besta da terra encorajava o povo a adorar a besta do mar. Ela representaria,
então, a força religiosa idólatra que procurava reverenciar o imperador acima
do próprio Deus.
Os reinos das profecias de Daniel:
Os reinos das profecias de Daniel:
Daniel 2
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Daniel 7
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Daniel 8
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Identificação
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Ouro
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Leão
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Babilônia (2:37-38)
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Prata
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Urso
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Carneiro
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Medo-Pérsia (8:20)
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Bronze
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Leopardo
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Bode
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Grécia (8:21)
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Ferro/Barro
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Terrível/Diferente
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[Roma]
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Qual é o significado de Apocalipse
17:8-11? Aqui, um anjo disse a João sobre a besta com 7 cabeças e 10 chifres, que
é a mesma que a besta do mar de 13:1-10. Nesta descrição, ele diz que a besta "era
e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição". Ele
continua, dizendo que as sete cabeças representam 7 reis, "dos
quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e quando chegar, tem
de durar pouco. E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e
procede dos sete, e caminha para a destruição" (17:10-11). A
profecia correspondente, de Daniel 7, fala de 10 reis e então o 11º rei
pomposo, que se levantaria e removeria 3 reis anteriores. Estas profecias
parecem indicar os mesmos acontecimentos da era romana. Daniel, escrevendo 600
anos antes de João, falou de 11 imperadores que viriam de Roma. João, vendo
mais claramente que 3 deles nunca estabeleceram claramente seu poder, vê
somente 8. A tabela no apêndice relaciona estas duas profecias com os nomes dos
imperadores romanos até Domiciano. Independentemente de identificação
específica de figuras históricas, este texto torna claro que João escreveu
durante um intervalo entre dois períodos de grande perseguição. Tinha havido
perseguição (veja 2:13; 6:9) e haveria mais perseguição no futuro (veja 2:10;
3:10; 6:11). Jesus queria que seus seguidores se preparassem para as provações
que haveriam de vir.
Qual é a marca da besta? "Seduz
os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar
diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à
besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu . . . Aqui está a sabedoria.
Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora,
esse número é seiscentos e sessenta e seis" (Apocalipse
13:14,18). Autores e pregadores sensacionalistas fazem fortunas mascateando
suas incríveis interpretações da marca da besta. Quando nos recordamos que o
Apocalipse é um livro de símbolos, não há razão para interpretar esta marca
como uma marca literal de um número literal mau. Num livro de coisas que iam
acontecer perto ou no tempo de João, não há razão para temermos hoje que alguma
"marca da besta" específica esteja por vir. Estes versículos nos
dizem que o número simboliza o poder da besta sobre os homens, até o ponto de
evitar que aqueles que não adoram a besta do mar façam negócios de compra e
venda.
Uma explicação razoável da marca da
besta tem relação com os imperadores romanos relacionados na tabela no
apêndice. Depois da morte de Nero, correram rumores durante décadas de que ele
estava voltando. Historiadores como Tácito e Suetônio se referem a estas idéias
de que Nero ressurgiria de algum modo. Isto é muito semelhante às tendências
modernas de pensar que qualquer mau ditador seja um outro Adolfo Hitler. Em
conexão com isto, alguns comentadores e léxicos sugerem que o número 666 é
baseado num sistema de numerologia em que cada letra recebeu um valor numérico,
e que em hebraico o nome de Nero César seria 666.
Uma explicação mais simples é baseada
na idéia de que 7 é um número de perfeição, e 6, portanto, de imperfeição,
fracasso e mal. Portanto, 666 seria a descrição do extremo fracasso do intenso
mal. O rei assim descrito seria um homem muito mau. Por contraste, aqueles que
servem o Cristo perfeito que não falha, recebem a marca de Deus ou selo de
perfeição (7:1-8; 14:1).
O que é a batalha de Armagedom? "Derramou
o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que
se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. Então,
vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três
espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios,
operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de
ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-poderoso. (Eis que venho
como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes,
para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no
lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Apocalipse
16:12-16). Sensacionalistas, especialmente premilenaristas (pessoas que
acreditam que Jesus vai estabelecer um reino físico e reinar aqui na terra
durante 1.000 anos), falam constantemente da batalha de Armagedom. Eles a
retratam como alguma grande batalha futura que mudará o mundo que conhecemos.
Muitos falam da moderna tecnologia de guerra e de holocausto nuclear. Eles
pintam um quadro amedrontador, e acrescentam persuasivamente a autoridade da
Bíblia para "provar" seu caso. Mas quando removemos as interpretações
imaginativas daqueles que atiram a mensagem deste livro no futuro, podemos
estar certos de duas coisas:
Esta batalha,
qualquer que tenha sido, aconteceu há muito tempo. Como foi ressaltado
anteriormente, fazemos de Deus um mentiroso quando negamos as limitações de
tempo claramente afirmadas desde o capítulo 1 até o 22 deste livro. Colocar a
batalha de Armagedom no futuro é claramente negar a veracidade de Deus, que
disse que o tempo estava próximo quando João escreveu, há quase 2000 anos
atrás.
Este cenário de
batalha é típico das cenas de batalhas proféticas descrevendo o julgamento de
Deus sobre nações, em vários pontos da História (veja, por exemplo, as cenas
similares de Ezequiel 38-39 e Joel 3.) O próprio nome Armagedom é, provavelmente,
uma referência ao campo de batalha de Megido, para evocar imagens de uma
confrontação decisiva entre forças do bem e do mal. Satanás reuniu seus mais
poderosos servos. O versículo 13 fala do dragão (Satanás), a besta (besta do
mar ou poder governamental) e o falso profeta (ou besta da terra). Mas aquele
que está comandando as forças do bem é descrito como "Deus
Todo-poderoso" (versículo 14). Pode haver alguma questão quanto ao
resultado desta batalha? Toda dúvida é removida nos capítulos 19 e 20, onde as
duas bestas são derrotadas (19:19-21) e o próprio Satanás é atirado no lago de
fogo (20:7-10).
O que é o reino de 1000 anos do
capítulo 20? Apocalipse 20 é o único texto na Bíblia que menciona um reino de 1000
anos. "Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do
abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o
diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs
selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil
anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. Vi também
tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar.
Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como
por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco
a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram
com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram
até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre
esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de
Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos" (Apocalipse
20:1-6). Nestes versículos repousa todo o caso do premilenarismo, uma doutrina
muito popular em nossa idade moderna. Exigindo um cumprimento literal de
profecias como esta, os premilenaristas desenvolveram seu próprio esquema de
interpretação Bíblica no qual as passagens são isoladas de seus contextos. O
problema deste sistema não é limitado a Apocalipse 20, mas é claramente
ilustrado aqui.
O estudante cuidadoso provavelmente
achará difícil este texto. Ele poderá ter que dizer que não tem certeza dos
cumprimentos precisos dos vários pormenores. Mas pode ter absoluta confiança
que, o que quer que este período de 1000 anos possa representar, seu ponto de
início não pode estar no futuro. Mais uma vez, temos que nos lembrar dos
limites divinos colocados neste livro. João não escreveu de coisas no futuro
distante, mas de coisas que estavam muito próximas quando ele escreveu o livro.
Não posso marcar uma data exata na História na qual Satanás foi encadeado nem
posso provar absolutamente como isto foi conseguido, mas posso afirmar, com
total confiança em Deus, que ele fez exatamente o que disse que faria!
Precisamos também nos lembrar que esta passagem é dada como compromisso de Deus
aos santos martirizados, que tiveram que esperar "por pouco tempo"
para ver a justiça de Deus (6:9-11). Os pontos de vista de premilenaristas que
colocam o cumprimento ainda no futuro rouba destes santos a justiça que eles
reclamaram e tão claramente mereciam.
Conquanto possamos sempre ter algumas
dúvidas sobre como explicar melhor este texto, algumas mensagens são muito
claras. O poder de Satanás não é, nem jamais será, capaz de resistir ao poder
de Deus. Já vimos que Satanás é um derrotado (capítulo 12). Ele só pode fazer o
que Deus permite, e Deus não lhe permite derrotar seus discípulos fiéis (1
Coríntios 10:13). É admirável que tantas igrejas e pregadores de hoje apliquem
tanta da sua atenção ao trabalho do diabo derrotado. A mensagem de Apocalipse é
clara, deveremos ver além do seu poder limitado e confiar no poder superior do
Vencedor. O período de 1000 anos não é um período literal de tempo, mas uma
demonstração de que o poder de Jesus é muito superior ao poder do pequeno tempo
de Satanás. Busquemos consolo neste fato quando guerreamos contra o derrotado!
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