O Apóstolo Paulo resumiu bem a escolha diante de todos nós: “...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). O pecado leva à morte. Deus oferece a vida através de Jesus Cristo. Há dois caminhos e dois destinos (Mateus 7:13-14).
Vamos refletir em outro contraste apresentado em Romanos 6:23. Paulo não falou do salário do pecado e o salário de Deus. Também, não falou do dom do pecado e o dom de Deus. O pecado paga um salário. Deus nos oferece um dom. Essa diferença é importantíssima.
Salário é remuneração devida, merecida pelos atos de um “empregado”. A pessoa que permanece no pecado se torna servo dele (Romanos 6:16) e merece o salário justo: a morte.
Dom é presente, algo dado. Para tirar qualquer dúvida, Paulo acrescentou o adjetivo “gratuito”, mostrando que o dom é completamente oposto ao salário. A vida eterna não é o direito merecido por ninguém. É dom que vem pela graça do Deus benevolente. O dom gratuito não exclui serviço de honra ou obediência. De fato, o contexto diz que os cristãos são “servos para obediência” (Romanos 6:16). Mas, nada que um homem pode fazer em serviço de Deus seria suficiente para merecer o dom da vida eterna. Jesus disse: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lucas 17:10).
Cada um decide por si mesmo. Vai servir ao pecado e receber seu salário, ou servir a Deus é receber o dom da vida eterna?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário desempenha um papel fundamental na melhoria contínua e na manutenção deste blog. Que Deus abençoe abundantemente você!