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Magazine na Lanterna

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Salvação!



"Ezequiel 36.26,27; Sofonias 1; João 3.16,17; Romanos 1.16-17; 1 Coríntios 1.26-31; 1 Tessalonicenses 1.6-10"

Certa vez me defrontei com um Evangelista, na cidade de Boa Vista-RR, que me perguntou: "Você está salvo?" Minha resposta foi: "Salvo do quê?" Minha pergunta pegou-o de surpresa. Obviamente não tinha pensado muito profundamente sobre o significado da pergunta que estava fazendo às pessoas. Certamente eu não estava salvo das pessoas que me paravam na rua e me importunavam com a pergunta: "Você está salvo?" A questão sobre estar salvo é a suprema questão da Bíblia Sagrada. O tema principal das Sagradas Escrituras é a salvação. Jesus Cristo, quando foi concebido no ventre de Maria, foi anunciado como o Salvador. Salvador e salvação caminham juntos. O papel do Salvador é salvar.
Perguntamos novamente, salvos de quê? O significado bíblico de salvação é amplo e variado. Em sua forma mais simples, o verbo salvar significa "ser resgatado de uma situação perigosa ou ameaçadora". Quando Israel escapava das derrotas nas mãos de seus inimigos em batalhas, dizia-se que fora salvo. Quando as pessoas se recuperam de uma enfermidade grave, experimentam salvação. Quando a colheita é poupada das pragas e das secas, o resultados se chama salvação. Usamos a palavra salvação de maneira semelhante. Dizendo que um boxeador foi "salvo pelo gongo" se o assalto termina antes que o juiz possa fazer a contagem que determina o nocaute. Salvação significa ser resgatado de alguma calamidade. Entretanto, a Bíblia também usa o termo salvação num sentido específico para referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Neste sentido, somos salvos da pior de todas as calamidades - o juízo de Deus. A salvação suprema é concretizada por Jesus Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (1 Tessalonicenses 1.10), no caso quando deixamos de servir e seguir à Deus e nos deixamos influenciar por satanás e suas obras malignas.
A Bíblia Sagrada anuncia claramente que haverá um dia de julgamento quando todos os seres
humanos prestarão contas diante do tribunal de Deus. Para muitos, este "dia do Senhor" será um dia de trevas, sem luz alguma. Será o dia quando Deus derramará sua irá sobre o ímpio e impenitente. Será o holocausto supremo, a hora mais triste, a pior calamidade da história da humanidade. Salvação suprema significa ser poupado da ira divina que certamente virá sobre o mundo. Esta é a operação que Jesus Cristo realiza por seu povo como seu Salvador.
A Bíblia usa o termo salvação não só em muitos sentidos, mas também em muitos tempos verbais. O verbo salvar aparece em praticamente todos os tempos verbais possíveis da língua grega. Existe um sentido no qual nós fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvos (pela obra de Deus na História); somos salvos (por estarmos num estado justificado); estamos sendo salvos (sendo santificados ou sendo feitos santos); e seremos salvos (experiência da consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia Sagrada fala da salvação em termos de passado, presente e futuro. Às vezes relacionamos a salvação presente em termos de justificação, a qual é presente.
Outras vezes vemos a justificação como um passo específico na ordem total ou plano da salvação. Finalmente, é importante notar outro aspecto central no conceito bíblico de salvação. A salvação procede do Senhor. Salvação não é um empreendimento humano. Os seres humanos não podem salvar a si próprios. A salvação é uma obra divina; é concretizada e aplicada por Deus. A salvação pertence ao Senhor e provém do Senhor. É o Senhor quem nos salva da ira do Senhor.
Sumário
1. O sentido geral de salvação é "ser resgatado de uma situação ameaçadora e destruidora".
2. A salvação suprema significa ser poupado da calamidade suprema da ira de Deus.
3. A Bíblia Sagrada fala da salvação em vários tempos verbais, referindo-se à obra de redenção feita por Deus, no presente, no passado e no futuro.
4. A justificação ás vezes é usada como sinônimo de salvação; em outras ocasiões é vista como aspecto no esquema geral da salvação.
5. A salvação pertence ao Senhor e provém do Senhor.

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